Atlas inédito analisa los cambios en los flujos migratorios hacia Brasil

Autores/as

  • Adriana MARCOLINI Universidade de São Paulo, Brasil

Palabras clave:

Brasil, São Paulo, atlas, migrações, internacionais

Resumen

O Atlas Temático Observatório das Migrações em São Paulo – Migrações Internacionais, lançado pelo Núcleo de Estudos da População Elza Berquó, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisa as características sociodemográficas das migrações internacionais no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, entre 2000 e 2016. Traz informações sobre a natureza dos fluxos migratórios para o Brasil no século XXI, como a expressiva presença de negros e indígenas, e a distribuição dos imigrantes por todo o país. O Atlas fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para essa população.

Biografía del autor/a

Adriana MARCOLINI, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), a jornalista e tradutora Adriana Marcolini trabalhou nos principais jornais de São Paulo e foi correspondente da Argentina. É pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER), da USP, no projeto Deslocamentos Humanos, narrativas e representações – Brasil Séculos XIX a XXI

Citas

Baeninger, R.; Fernandes, D.; Peres, R.; Demétrio, N.B.; Domeniconi, J. (2017). Atlas Temático Observatório das Migrações em São Paulo Migrações Internacionais. Campinas: Nepo/Unicamp.

Descargas

Publicado

2018-12-31