Uma santa brasileira e seus registros fotográficos Do quarto recluso ao perfil público eletrônico
Palavras-chave:
Santos católicos populares, anorexia santa, santa Lôla, canonização popularResumo
A questão deste artigo aborda alguns sentidos dos registros fotográficos de uma santa popular brasileira como Floripes Dornelas de Jesus (1913-1999), ou Lôla, como assim denominam seus devotos de uma pequena cidade interiorana. Entre a reclusão num quarto, uma reportagem nacional e a publicização em uma rede social eletrônica, a imagética dessa santa fixou-se nos parâmetros que o catolicismo oficial produz sobre como devem ser e aparentar seus santos. As fotografias difundidas pela Igreja e devotos evocam pureza e santidade. Elas remetem a um corpo feminino controlado, purificado pela dor, pela obstinada recusa ascética, pela modéstia e imitação da Virgem e dos Santos. Mas, há, nas fotografias, desvios que fazem dos santos, humanos, demasiados humanos. Nossa hipótese supõe que esse demasiado humano, indissociável da figura dos santos, permanece como uma alteridade oculta. Ao longo de investigações realizadas entre 2019-2023, seguimos a tradição da pesquisa de campo. Coletamos reproduções fotográficas nos arquivos da Fundação Biblioteca Nacional, no perfil eletrônico público, nos arquivos de devotos e material religioso. A canonização popular (realizada) e a oficial (em andamento) formaram uma imagem expurgada de desvios dessa santa anoréxica brasileira, mas, o excesso de humanidade encontra-se debaixo do manto da imagem oficial.
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