Chamadas para artigos / No. 34 (dezembro 2024)
Informações importantes para os autores: para registrar uma nova conta na plataforma on-line da revista, favor entrar em contato com a equipe editorial em revistadelcesla@uw.edu.pl
Revista del CESLA. International Latin American Studies Review
O Imaginário em perspectiva latino-americana: abordagens teórico-metodológicas e novos usos.
Editores convidados: Alexandre da Silva Borges (Universidade Federal do Tocantins, UFT), Andrisa Kemel Zanella (Universidade Federal de Pelotas, UFPel), José Aparecido Celorio (Universidade Estadual de Maringá, UEM)
O presente dossiê tem por objetivo criar diálogos acerca das perspectivas sobre o Imaginário, enquanto conceito, com aporte de uma hermenêutica simbólica e instauradora que toca em temáticas vinculadas ao contexto latino-americano. Nesse ínterim, busca-se compartilhar diferentes abordagens teórico-metodológicas, transdisciplinar, desenvolvidas a partir desse lugar e/ou sobre esse lugar, tendo como referência os estudos de autores como: o cientista francês, poeta e filósofo da imagem, Gaston Bachelard (1884-1962); o antropólogo francês Gilbert Durand (1921-2012); o filósofo e psicanalista grego, Cornelius Castoriadis (1922-1997); o filósofo alemão Ernst Cassirer (1874-1945); o médico psiquiatra suíço e fundador da Psicologia Analítica, Carl Gustav Jung (1875-1961); filósofo francês Paul Ricoeur (1913-2005)o historiador das religiões, o romeno Mircea Eliade (1907-1986); o filósofo e teólogo francês Henry Corbin (1903-1978); o mitólogo norte-americano Joseph Campbell (1904-1987); o psicólogo norte-americano, James Hillman (1926-2011); assim como autores mais recentes que se debruçam acerca da filosofia e fenomenologia da imagem, do simbólico, da mitologia, do arquetípico, nas Ciências Humanas em geral e na Educação; assim como outros tantos não citados, que venham a contribuir.
Para o fruir do dossiê importa, ainda, o que se produz acerca do tema, em análise e releitura dos fenômenos que envolvem um imaginário latino-americano, traduzido em sua (i)materialidade, a partir das mais diferentes fontes textuais, impressas, literárias, bem como imagética, fotográficas, artísticas, concretas. No que tange o Imaginário da América Latina, compreendemos a expressão ameríndia, de povos originários arraigados à terra e à natureza – mas, que também se mescla em sangue e imagem, com os demais grupos étnicos e suas expressões, sejam africanos, europeus ou asiáticos. Esse Imaginário que também emerge dos estudos e das visões científicas, sociais, filosóficas, “humanas”, decorrentes de institutos especializados, faculdades ou cursos – ou seja, tudo aquilo que se produz a partir de um matiz latino-americano. América-latina: alma tigrada, pintada com diferentes tintas. Quais suas imagens arquetípicas? Quais mitemas advém desse contexto? Quais convergências simbólicas condensam essa imagem - latino-americana? E quais são os atravessamentos sociais, históricos, políticos e econômicos que, inevitavelmente, intimam tal imaginário?
Ainda, cabe pontuarmos a distinção conceitual, do que entendemos por “América Latina” - expressão que se associa à maneira pela qual nos definimos e relacionamos com os países colonizadores. Nesse sentido, cabe destacar autores de referência de grande envergadura nas temáticas ameríndias contemporâneas, como Ailton Krenac (1953-); David Kopenawa Yanomami (1956-); Kaka Werá (1964-), Daniel Munduruku (1964-) e Eliana Potiguara (1950-).
Por fim, importa a esta chamada congregar estudos e pesquisas que apresentem a força de outras epistemes, oriundas do conhecimento milenar dos povos ameríndios e nos saberes tecidos mediante o diálogo salutar, entre perspectivas ocidentais e orientais. Diante do atual modelo de mundo ocidentalizado, os sinais de degradação ambiental e humana são visíveis, o que colabora com o crescente adoecimento do mundo e das pessoas.
O dossiê propõe a reunião de trabalhos realizados nos grupos de pesquisa que se ocupam da temática, os métodos empregados, inovações e resultados, culminando num panorama do que vem sendo produzido nos diferentes Cursos de Graduação e Pós-Graduação, em História, Antropologia, Psicologia, Ciência das Religiões, Filosofia, Educação, Comunicação, Arte etc. Nesse sentido, são bem-vindos diálogos acadêmicos, expostos em artigos, que tenham como base os autores supracitados; ensaios que se aproximem e venham a convergir com uma hermenêutica instauradora; estudos comparados; avanços teórico-metodológicos descritos em dissertações e teses; e novos pressupostos acerca do Imaginário – pesquisas que partam da América Latina ou que tenham como escopo a cultura latino-americana.
Os artigos devem ser escritos em espanhol, português ou inglês. Recomenda-se vivamente aos autores entregar os artigos na sua língua materna, contanto que seja uma das línguas oficiais da revista. As versões completas dos manuscritos devem ser submetidos anonimamente pelos autores no sistema Open Journal System (OJS) da Revista del CESLA. International Latin American Studies Review antes de 31 de outubro de 2024.
Para este efeito, os autores devem contactar o Equipe Editorial em revistadelcesla@uw.edu.pl para obter acesso à sua conta no sistema online.
A Equipe Editorial da Revista del CESLA será responsável de comunicar aos autores os resultados da avaliação, assim como de enviar comentários dos revisores externos.
Datas importantes:
Recepção das propostas dos artigos: antes de 15 de novembro de 2024.
Resposta e os comentários dos revisores: antes de 30 de novembro de 2024.
Entrega das versões corregidas dos artigos acetados (se necessário): 15 de dezembro de 2024.
Edição do Volume: 31 de dezembro de 2024.