Normas editoriais

Formato padrão dos artigos

Os artigos serão aceitos nos seguintes formatos: *.doc, *.docx ou *.rtf (sem tabulações), de preferência não mais que 40 000 caracteres (com espaços, sem referências bibliográficas), em espanhol, inglês ou português. Encorajamos os autores a submeter artigos escritos em sua língua materna sempre que possível.

 

Os materiais propostos devem conter os seguintes elementos:

o título, em inglês e espanhol/português, no caso do artigo em inglês; em espanhol/português e inglês, no caso do artigo em espanhol/português;

nome(s) completo(s) do(s) autor(es) com no máximo três autores do artigo;

filiação(ões) institucional(is) dos autores (em espanhol/português e inglês);

breve currículo dos autores (em espanhol/português e inglês). Favor observar que pelo menos um diploma de nível de mestrado é exigido para a submissão do artigo e se aplica a todos os autores no caso da co-autoria;

endereço de e-mail dos autores;

ORCID identificador do autor (obrigatório para pelo menos um dos autores);

dois resumos, um em inglês e outro em espanhol/português, no caso do artigo em inglês; em espanhol/português e inglês, no caso do artigo em espanhol/português;

palavras-chave (5-7 palavras, separadas por vírgulas).

 

O uso do itálico é reservado para os títulos das obras citadas, bem como para os termos em uma língua estrangeira. Para destacar um conceito ou idéia, deve-se utilizar vírgulas invertidas.

Sistema de referência: A versão atual do sistema de referência da APA (7ª edição) será seguida. As referências bibliográficas devem ser citadas no corpo do texto, entre parênteses, com o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), seguido do ano de publicação, por exemplo: (Bacon, 1959). No caso de citações textuais, após o ano de publicação, as páginas citadas devem ser indicadas, por exemplo: (Rojas, 1992, pp. 5-6).

 

Referências bibliográficas: apenas aquelas que serão citadas no texto devem ser listadas no final do texto. As referências devem incluir todos os dados requeridos pelas normas da APA, por exemplo:

Monografias:

Zea, L. (1978). Filosofía de la historia latinoamericana. FCE.

Berger, D., Grant Wood, A. (Eds.). (2010). Holiday in Mexico. Critical Reflections on Tourism and Tourist Encounters. Duke University Press.

Capítulos do livro:

Camacho, J. (2014). Una cocina exprés. Cómo se cocina una política pública de patrimonio culinario. In M. Montenegro, M. Zambrano & M. Chaves (Eds.), El valor del patrimonio: mercado, politicas culturales y agenciamientos sociales (pp. 169-200). ICANH.

Artigos de periódicos:

Obtułowicz, B. (2016). Ignacio Domeyko y los Czartoryski – los episodios poco conocidos y desconocidos de la vida del “gran sabio polaco”. Revista del CESLA, (19), 251-268.

 

Para mais informações sobre o uso do sistema de referência da APA, visite o site: https://owl.purdue.edu/owl/research_and_citation/apa_style/apa_formatting_and_style_guide/general_format.html

 

Diagramas e tabelas (somente em preto e branco) devem ser enviados em formato gráfico compatível com MS Windows ou em formato * jpg.

As figuras devem ser enviadas como imagens nos seguintes formatos: JPG, JPEG, PNG, GIF, não maior que 1 MB, não maior que 650 pixels, com as seguintes dimensões recomendadas: 400 pixels de largura por 150 pixels de comprimento.

 

Formato padrão para resenhas de livros

Textos curtos que comentam e relatam criticamente um livro ou monografia recentemente publicado no campo dos estudos latino-americanos.

Serão aceitos artigos escritos nos seguintes formatos: *.doc, *.docx ou *.rtf (sem tabulações), não mais que 5 páginas padrão (1800 sinais por página), escritas em espanhol, inglês ou português.