Avaliação por pares duplamente cega

Os textos propostos serão submetidos a uma avaliação preliminar pelo Comitê Editorial para determinar se o artigo se enquadra no assunto, política editorial e normas da Revista del CELSA. International Latin American Studies Review.

Os artigos que passarem na avaliação preliminar serão enviados, após a eliminação dos dados do(s) autor(es), a dois especialistas externos. Os nomes e sobrenomes dos avaliadores de cada artigo não serão revelados. Uma vez por ano será publicada uma lista completa de todos os avaliadores.

Durante o processo de avaliação, a identidade tanto dos autores quanto dos avaliadores será mantida em segredo (de acordo com o processo de avaliação dupla-cega). A avaliação é feita por escrito, em um formulário especialmente criado para este fim, que contém uma cláusula na qual o avaliador indica claramente sua recomendação ou rejeição do material proposto para publicação. A decisão final sobre a publicação do texto avaliado positivamente é tomada pelo Editor-Chefe.

O processo de avaliação é gratuito.

Os princípios que regem o procedimento de avaliação correspondem às normas internacionalmente reconhecidas, cujo uso é recomendado pelas autoridades do país. Os avaliadores são obrigados a notificar a equipe editorial sobre qualquer suspeita de desonestidade acadêmica (plágio, auto-plágio, ghostwriting etc.).

A equipe editorial da revista e os membros do Conselho Editorial são obrigados a declarar qualquer conflito de interesse e devem se excluir tanto do manuseio quanto da revisão dos artigos nos casos em que tal conflito possa ocorrer. Em particular, se um membro da equipe editorial ou um membro do Conselho Editorial for um autor ou co-autor de um artigo submetido à revista, esta informação deve ser explicitamente fornecida aos editores. Nesses casos, outro editor deve ser designado para supervisionar o processo de revisão. Estas submissões estão sujeitas exatamente ao mesmo processo de revisão que qualquer outro artigo.

Formulário de avaliação em PDF   Formulário de avaliação em DOC